3º CEB (7º ao 9º ano)
Na continuação dos ciclos anteriores, o período da adolescência é abordado no Colégio Cedros como uma altura de aprendizagem para o reto exercício da liberdade, fomentando-se a visão da pessoa como ser em relação, orientado para o serviço aos outros, que se manifesta em projetos de apoio à comunidade escolar e em iniciativas de voluntariado. O espírito competitivo próprio dos rapazes é alimentado com a oportunidade de participação em concursos académicos e desportivos, promovidos no Colégio ou por instituições externas, nacionais e internacionais.
Característico desta etapa é o acompanhamento personalizado do precetor, que ajuda o aluno a concretizar metas de melhoria pessoal, e a abordagem de trabalho grupal através das Reuniões de Turma, Assembleias de Ciclo, Conselho de Alunos e organização das saídas e iniciativas das turmas.
Com vista a uma preparação esmerada que permita fazer um Secundário exigente e com bons resultados, no 3º ciclo do Colégio Cedros, a par do aprofundamento devido em todas as disciplinas, procuram-se desenvolver as competências a adquirir por todos os alunos concretizadas nos seguintes objetivos principais:
- Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.
- Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação.
- Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagens adequadas aos objetivos visados.
- Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de resoluções.
- Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa.
- Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns.
- Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.
- Promover uma intensa vivência cultural e artística, fomentando a sensibilidade para a arte e a abertura à criatividade.
Do ponto de vista metodológico dá-se muita importância ao trabalho em grupo e apresentações orais e escritas, e ao uso intenso da avaliação formativa.

