Prémio da Fundação Ilídio Pinho
26-01-2018
Partindo do pressuposto de que a ansiedade continua a ser um dos maiores problemas da vida académica de um estudante, os alunos António Dias e João Azevedo, do 12º ano, montaram, com a ajuda do professor Nuno Francisco, um projeto com o objetivo de estudar e, porventura, solucionar este problema atual.
Em parceria com o ICBAS e sob a orientação do Doutor Jorge Machado e do especialista Jorge Rodrigues, ex-praticante de Kung Fu e Tai Chi, os alunos pretendem avaliar se a prática contínua de exercícios de Qigong (modalidade incluída na medicina tradicional chinesa) pode influenciar os níveis de ansiedade dos estudantes, melhorando o seu rendimento académico e fortalecendo os valores humanos. O estudo vai ser realizado nos Colégios Cedros e Horizonte e, para esse efeito, serão utilizados inquéritos validados cientificamente e análises dos níveis de cortisol salivar, que ajudarão a determinar os níveis de ansiedade.
Este projeto já arrancou nos colégios e passou à segunda fase no âmbito da 15ª edição do concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, tendo sido premiado com um fundo significativo para a sua concretização, o que constitui um incentivo extra para a sua realização e desenvolvimento.